CENTRO DE SIMULAÇÃO AERONÁUTICA
- PORTUGAL -
A320
B737
O sonho foi crescendo e se transformou!
Como a minha História dos simuladores começou... de 2010 a 2024.
CSA - Centro de Simulação Aeronáutica A criação de um...dois simuladores, de Entusiasta a Profissional. A minha história é única no meio dos simuladores em Portugal, pois só com muito empenho e força de vontade foi possível chegar aqui. Quem se desloca ao meu espaço comercial, certamente compreende como eu vivo esta história todos os dias. Passando à história…. - 1999 a 2007 Certo dia fui convidado por um amigo meu, para ver o seu simulador, que contava com um Pc e com um joystick e outros acessórios, podia-se ligar à Vatsim / Ivao, estava engraçado e despertou-me a curiosidade. O meu Pai já contava com mais de 30 anos de serviço na TAP, mas sempre me virei para a informática desde os meus 16 anos, na qual abri uma microempresa em 1999 na área da informática. Como sou muito curioso, ao ver esses acessórios ligados a um PC despertou em mim uma nova paixão na qual hoje não me consigo separar, isto em 2007. Como em casa a coisa já não dava, pois já tinha uma "mesinha" no quarto da minha filha....fui despejado para uma garagem que os meus pais tinham adquirido. O projeto propriamente dito, iniciou-se numa garagem dos meus pais em 2010. Em 2011, como tenho uma empresa de informática, é mais fácil adquirir material. Comecei então a analisar/ler artigos sobre aviões/simuladores na internet, adquiri um bom PC e vários écrans para fazer a simulação de diversos aviões e utilizando o FSX. Foi neste ano que deu-se uma reviravolta e muito grande… pois através da minha constante pesquisa na internet vi que havia uma feira anual em Amsterdão (Lelystad), e aventureiro como sou comecei a programar a viagem (Avião / Hotel / Comboio…), no dia 04 Novembro de 2011 lá estava eu em Lelystad, no dia 5 desloquei-me à feira e… espetáculo…milhares de pessoas com a mesma paixão (afinal não sou maluco…sozinho :) ), falei com diversas pessoas e fabricantes de cockpit´s (quase reais) e pronto, fiz os primeiros contatos e assim se estraga a carteira :) . Tive de escolher entre o Boeing e o Airbus, como na altura era muito difícil arranjar todo o material para o Airbus, lá veio o Boeing 737 NG. No dia 5 de dezembro de 2011 fiz a encomenda ao fornecedor escolhido (MIP, CDU bay, Glareshield, + MCP e Efis’s, no dia 13 fevereiro de 2012 esta chegou…com algumas peças em falta, através de alguns email’s lá foi possível resolver as coisas com o fornecedor; é claro que esta encomenda foi uma das muitas que tive de fazer. Durante o ano de 2012 fui adquirindo os LCD’s para o CPT & FO, e os Gauges. No fim de 2012 comecei a adquiri os materiais para o Pedestal (Nav,Comm,ATC,ASP’s,ADF’s…etc.), só acabei o pedestal em 2013. Ainda em 2013 adquiri o Yoke para o CPT. Entretanto em 2014 veio o Yoke para o FO, o throttle P&P e os rudders interligados (aqui tive muita sorte, pois um fornecedor sem escrúpulos lixou muitos clientes…eu tive sorte). Também em 2014 vieram os CDU’s e mais tarde em 2017 troquei os Chrono’s por outros (réplicas do B737 NG). Agora começava a parte engraçada… criar uma estrutura para acomodar as peças do simulador. Em 2014 ainda faltava tanto e já milhares de euros gastos…sem fim à vista…é necessário ter um apoio verdadeiramente sólido para ter chegado aqui, pois ter Esposa, três filhos e dar suporte monetário a mais um (o mais gordo :) ), é obra. Ainda faltava a base, na qual pedi ajuda a um amigo, foi a primeira base… estou na terceira e vou acabei na quarta versão. Mas não esmoreci… já tinha pesquisado o suficiente para ter na cabeça e no papel todas as medidas necessárias para a sua concretização. Comprei uma máquina de corte, e lá comecei a demanda, na qual refiz a base, e criei toda a estrutura da caixa. Também fiz os Seat’s (acentos) dos pilotos em madeira, e mandei estofá-las a um primo meu. Toda a estrutura do simulador alberga os 5 écrans de simulação, os 4 écrans para o instrutor, os 6 servidores para todo o simulador, sistema surround 5.1, UPS e toda a cablagem necessária para o seu funcionamento. Em 2015, já tinha a estrutura do simulador completa…que tarefa, mas valeu todo o meu esforço. Durante esse ano passou-me pela cabeça tirar o curso de piloto comercial… foi só um pensamento :) , pois quando cheguei a Tires e disseram 57.000 €… até logo. O investimento que já tinha feito, ultrapassava já esse valor e assim não iria resultar… durante esse ano conheci um dos meus melhores amigo, técnico de manutenção de aviões da Portugália, e durante uma das nossas muitas conversas, ele disse-me porque é que não me lançava no ramo profissional, pois ninguém tinha um simulador destes para brincar…fartei-me de rir (só eu :) ). Por vezes tudo faz sentido, não na hora mas no futuro. Quando fui a Tires para uma angariação do curso comercial de aviação…alguém por engano mandou-me todos os contatos da angariação e marketing para o meu mail (centenas deles :) ), ora vi neles uma excelente oportunidade de negócio. O meu amigo criou o site inicial, completei-o com o conteúdo e valências para o qual serviria o propósito do simulador. Com tantos contatos foi simples, comecei a mandá-los a pouco e pouco…e logo a revista Visão ligou-me para uma entrevista…eu não queria acreditar, quando saiu a revista, em 4 março de 2015, quase à noitinha já tinha o meu primeiro cliente, pack de 20h :) . Depois foi só esperar TVI, RTP e outras revistas / jornais já fizeram a sua reportagem. No fim de 2016 adquiri o último elemento que me faltava, o Overhead (FWR & AFT). Em 2017, já tinha muitos pilotos portugueses, estrangeiros e empresas do ramo a fazerem preparação para as companhias aéreas ou as próprias companhias a treinar os seus pilotos. Também neste ano já faço grande parte dos acompanhamentos dos pilotos para os assessments, pois a minha experiência foi crescendo tanto, que adquiri essa nova vertente. Durante esse ano mandei decorar todo o exterior do simulador e também a carrinha. Adquiri as cadeiras de CPT & FO originais e outras para a zona de lazer e para a zona do instrutor. Em 2018, comecei a fazer upgrades a alguns componentes, não por estarem com problemas, mas para ficarem 1:1 com o real. Resumindo, este é o simulador criado para treino de: Assessments, CRM, Procedimentos e Type-Rating’s. No final de março de 2018, depois de muitas palavras de incentivos à criação de um novo simulador eis que surge o Airbus A320, tanto para entusiastas como para profissionais. É um projeto ainda com mais aspirações, qualidade máxima para um desempenho de topo, sempre apoiado com uma grande empresa de software para os sistemas. Quem me conhece, sabe que nunca paro de pensar. Em 2019, o negócio crescia a bom ritmo, a qualidade que apresento e preços acessíveis, é difícil alguém apresentar melhor. Passei alguns meses a procurar um espaço novo, quando de repente… mesmo de frente ao meu apartamento, surge uma loja que nunca pensei que tinha a dimensão que vim a verificar, era mesmo isto que queria. Entretanto a minha cabeça logo começou a trabalhar neste grande projeto. Com os conhecimentos que fui adquirindo ao longo da minha vida, eu próprio fiz o projeto da minha loja. Quando comecei, nunca pensei que é necessária tanta coisa (Seguros, Videovigilância, Central de Alarmes, Luzes de Emergência, Cablagem, Ar Condicionado…), bem foi realmente um grande projeto. Claro que as construções dos dois simuladores já me deixaram muito bem preparado. Entretanto tive de analisar diversas hipóteses para o investimento, lá consegui concluir tudo fazendo a escritura em outubro de 2019. Aluguer de instalações nunca foi a minha praia, prefiro fazer um esforço e comprar, pois, após algum tempo o imóvel é nosso. Mas é difícil. Logo de seguida, limpar, despejar tudo da loja. A loja já tinha divisões, mas para o meu negócio simplesmente não dava. Eu limpei e deixei a loja como se fosse a estrear, é claro que a ajuda da minha esposa foi bem vinda :) . Agora com o projeto que eu fiz para os simuladores, começava outro grande projeto, o de dar vida à construção do novo interior da nova loja. Um amigo meu, construtor, ajudou no máximo que podia com o tempo que lhe sobrava de outros clientes. Uma construção de raiz é sempre um grande projeto, de avanços e recuos. Entretanto…COVID. O pior aconteceu para quem tem um negócio… tive de parar o negócio 4 meses completos, foi arrasador. Fazer obras desta envergadura e o dinheiro a não entrar... com a ajuda da minha família e dos meus pais, lá consegui sobreviver. O covid lá continuava a prejudicar imenso o meu negócio… entretanto lá consegui acabar o projeto da construção. Agora faltava fazer a mudança dos simuladores da garagem para a loja… o que eu sofri, milhares de euros em cima de camiões. Foi mais um grande projeto mudar tudo, contratei uma empresa de camiões para fazer a mudança, a logística foi realmente impressionante, tudo correu bem. Desmontar tudo da garagem, meter em cima dos reboques, prender a carga, velocidade muito reduzida no trajeto, parar o transito, descargar e repor tudo no novo espaço, estando eu a supervisionar tudo..., foram umas boas noites quase sem dormir... só de pensar, mas pronto, o meu coração sobreviveu. Em 2020, no final do ano tudo instalado, loja pronta, comecei a receber os meus clientes no novo espaço. Da garagem para este novo espaço comercial, nada tem a ver. No novo espaço tenho uma sala para os servidores climatizada e controlada permanentemente. Três salas para simuladores… sim 3, pois ainda virá um terceiro simulador. Duas salas de formação totalmente equipadas com quadros e Tv’s para projeção de multimédia. Uma sala de informática para montagem do meu negócio de computadores, WC duplo para senhoras e senhores, e um espaço para receber os clientes, na qual em 2023 já tenho um simulador para dar a primeira abordagem ao negócio. O covid só começou a abrandar quase no fim de 2021, 2 anos de negócios lentos, foi realmente exigente para qualquer negócio! Em 2022, deixando o covid para trás!, os negócios começaram novamente a subir, pois as companhias de aviação é que dão grande animo ao negócio, através de contratação de novos pilotos. Em 2023, continuamos a crescer, com 2 salas (A320 & B737), com placar interno representativo dos sistemas, quadro branco para formação e televisor para apresentações multimédia. Em 2024, espero que continue a dar soluções para otimizar o nosso espaço de encontro aos nossos clientes e futuros clientes. Em Março decidi dar um novo rumo ao projeto, alteração dos Televisores 4k e passar para a projecção "Laser 4k" com tela 220⁰ continua "única em Portugal, no meio dos simuladores não certificados", mais um grande investimento. Não fiquei por aqui... aquisição de novos side stick's e tiller's para o Airbus A320 - CPT e FO, após ponderar, decidi fazer a melhor aquisição possível e adquirir os side stick's passíveis de certificação. O Boeing 737 já conta com 11 anos, também não foi esquecido... aquisição de novos rudder's topos de gama. A MINHA VISÃO A nossa visão é que cada vez mais operadores, ATO'S, TRI's, SFI's, etc., vejam nas nossas salas de formação e simuladores não certificados uma maneira de fazer a formação/preparação e baixar os seus custos, fazendo depois a certificação nos simuladores certificados. Podem poupar muito adquirindo aqui os pacotes de horas em conjunto com as salas de formação. Agradecimentos: À minha Esposa e filhos, Vizinhos, Amigos e ao meu grande amigo (ele sabe quem é :) )., Obrigado. Agradecimentos especiais: Aos meus PAIS :) , o meu muito obrigado. Se é profissional, não vá a um assessment sem se preparar nos nossos simuladores !

 

Whatsapp:   +351934273435

Contactos:

Informações Diversas:

Tel:               +351 93 427 34 35

Morada:        Rua 1º. Maio, nº. 64 A - Loja

                    2625-587  Vialonga

  • Termos e Condições
  • Dúvidas

Email:          geral@csa-sim.pt

Facebook:         SIMS.PT

  • O nosso espaço
  • Política de Privacidade - RGPD

Instagram:    csasims

Os Nossos Parceiros:

  • NB Computadores

Google Maps:

  • GPS Coordenadas                  38.875886, -9.073213              38°52’33.2”N 9°04’23.6”W
  • Livro de Reclamações Eletrónico

Idiomas  / Languages:

  • Inglês / English